top of page
LOGO%2520AZUL%2520E%2520AMARELA_edited_e

NOTÍCIA

'GOVERNAR O MUNDO SEM GOVERNO MUNDIAL'

Livro de Mangabeira Unger é manifesto urgente por um direito internacional público comum

18 de maio de 2022 14:36:15

Em um momento de intensificação dos desafios globais, com potências em guerra, uma pandemia e crises climáticas não resolvidas, o filósofo, jurista e ex-ministro Roberto Mangabeira Unger publica um verdadeiro manifesto pela cooperação internacional. Em Governar o mundo, sem governo mundial, da editora Leya Brasil, Unger propõe o desenvolvimento de um direito internacional público comum e defende o pensamento que relaciona cooperação internacional com rivalidades entre grandes potências.

Será o primeiro livro de Mangabeira Unger a ser lançado em primeira mão no Brasil e em língua portuguesa. O autor visitará o Brasil entre os dias 16 e 27 de maio com passagens por São Paulo, até 21, e Rio de Janeiro, numa agenda de encontros políticos. Unger reside nos Estados Unidos, onde é professor de Harvard, e é considerado uma das maiores referências mundiais em filosofia, política e direito.

Para o autor, só pela cooperação internacional poderemos assegurar os bens públicos globais imprescindíveis ao desenvolvimento das sociedades contemporâneas e evitar males que ameaçam a humanidade, como a guerra entre as grandes potências e a degradação do meio ambiente.

Apesar do acirramento de rivalidades entre as nações em benefício de seus próprios interesses, Mangabeira tem a certeza de que não é preciso um governo mundial. Para ele, os Estados soberanos devem permanecer no comando, exercendo governança que, embora promova benefícios comuns a todos, se mantenha incólume ao globalismo.

Parte de seu argumento para isso é que a humanidade só desenvolve seus poderes ao expandi-los em diferentes direções. Ele leva o leitor a vislumbrar um pluralismo qualificado: o empoderamento de povos sob o escudo dos Estados terá como contrapartida o empoderamento de cada indivíduo.

Em 64 páginas, o autor explora coalizões de propósito específico, coalizões de Estados semelhantes e coalizões regionais; trata uma governança global sem um tomador de decisões de última instância e sobre as garantias recíprocas dos interesses de segurança vitais das grandes e pequenas potências.

A LeYa Brasil irá reeditar o catálogo inteiro de Mangabeira Unger e trazer vários livros do autor que ainda são inéditos no Brasil. Serão 17 títulos, agrupados em três coleções: “Direito e economia”, “Nosso homem, nosso tempo” e “Repensar o Brasil”.

Não menos importante é o seu entusiasmo permanente com a vitalidade que caracteriza o Brasil e que deve ser retomada, num encontro com as nossas forças mais legítimas e transformadoras. Também por isso, lançar esse título primeiro aqui se tornou imperativo ao autor: um grande pensador brasileiro falando para o mundo todo, do tamanho que somos e que podemos ser.

REVICE Mangabeira.jpeg
bottom of page