
NOTÍCIA
BRASIL PROFUNDO - ARTES VISUAIS
Série entrevista artistas que discutem problemas sociais do Brasil sob novas perspectivas
16 de novembro de 2021 às 15:01:07
O Instituto Ideia Brasil inicia hoje o projeto Brasil Profundo - Artes Visuais. Será um ciclo de conversas para pensar soluções para questões da sociedade brasileira, através da arte.
O Instituto convidará diversos artistas visuais brasileiros de renome, que trabalham com questões sociais latentes no Brasil atual. Temas como a vida nas favelas das grandes cidades, o racismo, as aspirações dos povos tradicionais, a violência contra as mulheres, a Amazônia e outros.
Quem comanda as entrevistas é Cecília Fortes, gestora de artes visuais e pesquisadora em Filosofia da Arte pela PUC-Rio, que administrou por anos o atelier da artista plástica Adriana Varejão, no Rio de Janeiro.
"Vamos convidar artistas plásticos brasileiros que, através de suas obras, estimulam a reflexão sobre temas complexos e cruciais para o desenvolvimento econômico e social do país", disse Cecília no primeiro vídeo da série, que apresenta o projeto.
A ideia não é apenas discutir os problemas sociais. Os artistas convidados são pessoas com pensamento crítico, cujos trabalhos representam propostas para repensar e agir rumo a uma solução para as questões de nosso tempo.
"Eu vejo na arte uma potente ferramenta de pensamento. A arte inquieta, emociona, ecoa. Abre novas perspectivas, cria novos mundos" afirma Cecília Fortes. "A arte não é, ou não deveria ser, restrita a conhecedores, acadêmicos, intelectuais ou colecionadores. Todas as pessoas são dotadas da mesma capacidade de traduzir signos em outros signos e fazer conexões, adquirindo dessa forma novos conhecimentos. E é justamente aí que está a oportunidade para se pensar a sociedade de maneira original."
Os vídeos serão postados na Playlist "Brasil Profundo - Artes Visuais" no canal do Ideia Brasil no YouTube.